xCloud vai receber um plano gratuito
- Maria Luiza Rodrigues

- 6 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Gratuidade será sustentada por anúncios
A atual situação do xCloud com o mais recente aumento nos preços não está agradando a ninguém. A plataforma continua com uma péssima qualidade, ainda que custe agora o dobro do valor anterior. Mas talvez essa situação possa valer a pena com o novo plano gratuito que está na mesa da Microsoft.

Segundo o jornalista Tom Warren, a Microsoft estaria testando internamente um novo plano exclusivo para o xCloud, e a ideia principal é que ele seja gratuito e sustentado por anúncios. Ao que parece, alguns funcionários já receberam acesso a essa nova assinatura para testá-la com alguns jogos selecionados do recurso "Transmita seu próprio jogo", sem a necessidade de assinar o Game Pass.
Esse plano iria contra a atual situação do mercado, onde foi totalmente normalizado o fato das plataformas de streaming criarem planos pagos com anúncios incluídos para utilizar a desculpa de que são mais baratos.
Como o plano vai funcionar

Nos testes, é necessário assistir a dois minutos de anúncio para ter acesso a uma sessão de jogo. Além disso, a sessão é limitada a uma hora, assim como acontece com o Fortnite atualmente. Há também um limite de cinco horas de jogo mensais que, caso seja atingido, o jogador só poderá acessar a plataforma gratuitamente no mês seguinte.
A versão gratuita pode incluir acesso a biblioteca de jogos comprados, além de títulos do Xbox Retro Classics e também os games que ficam disponíveis no Free Play Days. Segundo Warren, a Microsoft planeja lançar uma versão prévia desse recurso nos próximos meses, mas ainda não temos uma previsão.
O Fortnite vai ser afetado?

Ainda não há uma confirmação oficial sobre a situação do Fortnite nesse novo plano gratuito, mas é esperado que o game também seja afetado por esse novo limite horas mensais. Atualmente, o Fortnite pode ser reproduzido por, no máximo, uma hora de sessão na forma gratuita. Caso o novo plano entre em vigor, é muito provável que o Fortnite também receba um limite de cinco horas mensais, além da necessidade de assistir anúncios para poder jogar.
Curtiu nosso conteúdo? Faça parte da nossa comunidade!
Entre no nosso grupo do WhatsApp
Conheça diversas pessoas que também vivem o mundo do Cloud Gaming aqui

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Instagram aqui e fique por dentro de tudo que rola no mundo do Cloud Gaming





Comentários