top of page

Como os novos servidores do xCloud no Chile podem beneficiar o Brasil?

Atualizado: 30 de jul. de 2025


Muita gente tem questionado o fato da Microsoft ter escolhido adicionar uma nova região para o xCloud na América do Sul ao invés de simplesmente aumentar a capacidade da plataforma no Brasil, que enfrenta uma demanda absurda. Mas acontece que termos cada vez mais data centers dedicados para o xCloud na região é muito mais importante, e vou explicar o porquê.


Todos se conectam no Brasil



Caso você não saiba, quase todos os países da América do Sul dependem da infraestrutura brasileira para poder jogar no xCloud. Sendo assim, não apenas os milhares de usuários brasileiros, mas sim milhões espalhados por toda a região acessam a plataforma através dos nossos servidores. Por causa disso, a quantidade de servidores atual não consegue suportar tantos acessos simultâneos, o que gera filas absurdas que muitas vezes passam de uma hora.


A Microsoft escolheu adicionar mais servidores espalhados pela América do Sul justamente para reduzir a demanda no Brasil, ao mesmo tempo que expande o xCloud para mais países oficialmente.


Há uma chance de redução nas filas



É muito provável que jogadores de alguns países mais próximos ao Chile passem a ser redirecionados aos servidores do país vizinho, ao invés de se conectarem no Brasil. Quanto mais isso acontecer, menor será a dependência dos nossos servidores, e consequentemente as filas serão bem menores para nós.


Com os novos servidores chegando ao Chile, a expectativa é de que tenhamos uma folga no data center de São Paulo já nos próximos dias. O problema é que não sabemos se a diferença será notável, já que a quantidade de servidores adicionada não foi divulgada.


O Brasil não deve ser a única prioridade


É sim importante aumentar a capacidade no Brasil, mas a realocação dos usuários de outos países em seus servidores locais deve ser tratada como prioridade. De nada adiantaria adicionar cada vez mais servidores em um único país se os vizinhos continuassem a se conectar nele. Com a crescente demanda em todos esses países, focar apenas no aumento da capacidade no Brasil seria uma guerra infinita.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page