top of page

BETA do xCloud pode chegar ao fim ainda este ano

Atualizado: 30 de jul. de 2025

Famoso jornalista traz novidades empolgantes sobre o futuro da plataforma


2025 realmente está sendo um ano marcante para o xCloud. Este ano, a plataforma já recebeu diversas novidades, novos servidores em mais localidades e ainda segue sendo aprimorada. E tem muito mais por vir.



A Compra de Jogos será muito maior


Em um post recente no X/Twitter, o jornalista Jez Corden, da Windows Central, informou que a compra de jogos será muito maior em breve, muito mais do que as pessoas se importam atualmente. Isso pode significar que teremos diversos jogos de peso chegando para compra no xCloud, mas ninguém sabe quais serão e como isso funcionará.


Recentemente, a Microsoft adicionou diversos títulos da franquia Assassin's Creed para compra, incluindo AC Unity e Black Flag, além de Ready or Not. O catálogo comprável da plataforma agora se aproxima dos 300 títulos, e continua se expandindo.


A compra de jogos no xCloud
A compra de jogos no xCloud

O Fim do BETA



Jez finalizou a publicação informando que "o fim do BETA está próximo", mas não deu mais detalhes sobre isso. Um usuário o questionou se havia possibilidades da plataforma sair da fase de testes ainda este ano e o jornalista informou que sim, há essa possibilidade, embora isso só deva acontecer no início de 2026. Ainda assim, Jez acredita fortemente que o xCloud possa sair do BETA ainda este ano.


Jez Corden, famoso jornalista da Windows Central
Jez Corden, famoso jornalista da Windows Central

Há grandes chances da Microsoft finalmente acabar com a fase BETA ainda este ano, já que a plataforma vem recebendo diversas novidades. Há também o fato de que o "xCloud de última geração" está sendo desenvolvido, desta vez utilizando hardwares de PC e trazendo recursos como qualidade de imagem 4K120, bitrate mais elevado, otimizações no input lag e muitas outras melhorias.


Outro ponto que indica o fim dessa longa fase de testes é o crescimento constante do catálogo independente da plataforma. Como citado anteriormente, a compra de jogos está se expandindo a cada dia, além do fato de que jogos gratuitos também estão sendo adicionados. Obviamente, ainda é necessário possuir uma assinatura para jogá-los, mas o fato de que jogos de fora do Game Pass estão sendo adicionados ao serviço pode indicar também uma preparação para o plano separado da plataforma, que não dependeria do Game Pass. Alguns detalhes desses planos foram revelados recentemente, sendo eles três níveis de assinatura, com uma delas sendo a mais barata e contando com a exibição de anúncios, assim como acontece com os serviços de streaming de filmes e séries.


Recentemente, publicamos uma matéria analisando o possível fim do BETA na plataforma, e parece que esse dia realmente está chegando. Agora, nos resta saber se realmente acontecerá ainda em 2025.


Além de melhorias, limitações


Além de melhorias, o xCloud também recebeu limitações. A partir deste ano, a Microsoft passou a limitar as sessões do plano gratuito a apenas 60 minutos, sendo necessário abrir o jogo novamente caso o usuário queira continuar jogando. O único título afetado foi o Fortnite, já que não há outro que possa ser jogado sem assinatura no catálogo.


Usuários que não têm assinatura do Game Pass Ultimate enfrentam mais filas e podem jogar por apenas 60 minutos.
Usuários que não têm assinatura do Game Pass Ultimate enfrentam mais filas e podem jogar por apenas 60 minutos.

O xCloud tem de tudo para se tornar o maior serviço de cloud gaming do mundo, e a Microsoft parece finalmente estar abrindo os olhos para esse fato. Desde o ano passado, a empresa vêm investindo pesado na plataforma, e 2025 foi o auge desses investimentos.


Curtiu nosso conteúdo? Siga-nos no Instagram aqui e fique por dentro de tudo que rola no mundo do Cloud Gaming

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page