Por que alguns jogos têm um input lag maior do que outros no xCloud?
- Maria Luiza Rodrigues
- 13 de abr.
- 1 min de leitura
Você já deve ter percebido que, enquanto alguns jogos do xCloud possuem um input lag tão baixo que parecem até rodar de forma nativa, outros têm um delay tão alto que a gente até acha que tá conectado no servidor de outro país. Apenas alguns jogos sofrem com esse problema na plataforma, mas ainda assim a diferença é bem perceptível.

Mas por que isso acontece?
Para que o input lag possa ser tão baixo assim como no Fortnite, ele deve passar por uma séries de omtimizações na nuvem. Uma delas é a chamada Direct Capture. Com ela, a Microsoft consegue reduzir a latência da maioria dos jogos, numa escala entre 16-72ms. Mesmo se falando em milissegungos, 72ms é um número absurdamente alto, pois estamos tratando de jogos em nuvem.
E como a Microsoft consegue fazer isso?
Para lidar sistematicamente com a latência, a Microsoft desenvolveu hardwares de teste automatizados que simulam uma grande variedade de jogadores dando comandos em controles ao mesmo tempo, em vários dispositivos e condições de jogos na nuvem. Assim, eles podem identificar e resolver problemas de latência através de otimizações como o Direct Capture.
Infelizmente, esse recurso ainda não está presente em todos os jogos do catálogo. Você pode perceber a diferença ao comparar o atraso de entrada ao jogar Fortnite e Ghost Recon Wildlands, por exemplo. Como o Ghost Recon ainda não possui o recurso habilitado, ele possui um input lag muito maior do que o Fortnte, e isso pode ser percebido na prática.
Comentários