O Boosteroid é melhor no app ou navegador?
- Luana Vitória
- 27 de jul.
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de jul.
Descubra qual a melhor forma de jogar na plataforma através do PC
Muita gente ainda tem dúvida sobre qual a melhor forma de jogar no Boosteroid, e se deve escolher o navegador ou o app oficial. Quem veio do xCloud sabe que a qualidade através do navegador é muito superior ao app, então vamos descobrir se o Boosteroid enfrenta o mesmo problema.

A Navegação
A interface tanto no app quanto na web é extremamente parecida, do tipo que as mudanças são completamente irrelevantes. A única coisa que percebi, na verdade, foi que o site tem uma UI um pouco mais bem trabalhada, enquanto o app parece meio enxuto.
O app leva vantagem apenas no carregamento das artes dos jogos, mas apenas algumas vezes. Enquanto no aplicativo praticamente todas as capas estavam carregadas, o site não conseguiu carregar nem mesmo as artworks dos títulos mais jogados.
Em relação à experiência de navegação, o site consegue se muito mais rápido no carregamento geral. O app leva alguns segundos a mais para abrir qualquer coisa que seja, e acha necessário tacar um ícone de carregamento enorme no meio da tela a cada mudança de página, enquanto o site faz isso quase instantaneamente.
Qualidade de Som e Imagem

Se tratando de resolução e bitrate, há mais um empate aqui. O problema é que o app possui alguns recursos de otimização de imagem, como contraste, brilho e nitidez que destrói a qualidade geral. Para aqueles que entendem e curtem personalizar ao seu gosto, é um ótimo recurso e funciona bem, algo que o site não traz. Mas, aqueles que buscam uma experiência equilibrada, com a imagem "enxuta" padrão, podem se decepcionar neste caso, isso porque a imagem no aplicativo é extremamente esbranquiçada, praticamente obrigando o usuário a modificá-la.

Eu prefiro acreditar que isso seja proposital e focado nos usuários que curtem ajustar ao seu gosto, enquanto os que preferem algo mais padronizado continuem a jogar pelo site.
O Som

A qualidade do som também não muda, mas o app parece ter um melhor suporte a recursos como Áudio Espacial e Dolby Atmos. Isso pode acontecer pelo fato de que navegadores como o Edge não possuem nenhuma adaptação oficial a recursos Dolby ou qualquer mixagem 5.1, muito menos 7.1. Também não encontrei informações se o app do Boosteroid possui suporte, mas foi nele que senti uma experiência de áudio mais imersiva ao jogar na plataforma, com uma melhor separação dos canais estéreo e barulhos de passos mais claros, como acima ou abaixo do meu personagem.

Se você possuir um fone de ouvido com suporte a Dolby Atmos e quiser ter uma experiência de áudio mais imersiva, o app é a sua escolha ideal, mas, caso não possua, o navegador será a melhor opção, já que possui uma imagem mais equilibrada.
Input Lag e Estabilidade

Se os tópicos anteriores estavam empatando, é aqui onde o jogo vira completamente. Por mais incrível que pareça, o site possui um input lag consideravelmente mais baixo do que o app, mesmo com uma qualidade de imagem "melhor". Se utilizarmos outras plataformas de cloud gaming como referência, como o xCloud, podemos ver que o tempo de resposta do navegador é sempre mais alto do que no app, mas no Boosteroid essa história muda completamente.
Ao jogar um jogo de tiro, a diferença consegue ser ainda mais perceptível. No Fortnite ou Resident Evil 4 Remake, a mira fica extremamente pesada ao jogar pelo app, enquanto no site o tempo de resposta é muito mais rápido, consequentemente deixando a mira mais leve.
Em jogos mais simples, isso pode não fazer diferença. Mas, em títulos onde o tempo de resposta dita a sua jogabilidade, qualquer mínimo delay pode ser fatal.
A Estabilidade

Nesse quesito, não tive muitas dores de cabeça em nenhuma das duas opções. Mas, quando tive, os maiores problemas aconteceram no app. Algumas vezes tive algumas complicações de imagem, como desfoque, congelamento e bitrate baixo, mas foi algo que durou segundos.
Já no site, as pouquíssimas vezes que enfrentei problemas desse tipo foi quando o serviço travou o jogo completamente, mas se muito aconteceu foram uma ou duas vezes. E mesmo assim, resolver essas avarias no site é muito mais fácil, já que podemos simplesmente pressionar F5 e recarregar a página, enquanto no app é necessário fechá-lo e abrir novamente, o que nos dá o risco de ser desconectado da sessão.
Conclusão

Com esses detalhes, o navegador leva a melhor. A diferença será brutal caso o jogador tenha como foco jogos de FPS ou algo que exija um maior tempo de resposta, mas se não for o caso, as diferenças poderão ser irrelevantes.
Ainda assim, a imagem mais equilibrada, o menor input lag e a estabilidade maior tornam a experiência de jogo no navegador muito mais adequada. No meu caso, ignorei completamente a questão do áudio, pois com tantas vantagens do navegador, a mixagem de som melhor se tornou irrelevante.
Curtiu nosso conteúdo? Siga-nos no Instagram aqui e fique por dentro de tudo que rola no mundo do Cloud Gaming
Comentários